Qual a relação da Geriatria com o jogo de pega varetas?

       Você muito provavelmente algum dia já deve ter brincado com o jogo pega vareta. Se você não lembra, o pega vareta é aquele jogo em que várias varetas  de cores diferentes ficam dispostas umas sobre as outras e o objetivo é retirar peça por peça, uma a uma, sem desestabilizar as outras peças. Para isso, é necessário ter muita atenção, concentração e cautela, e planejar cada ação, cada movimento. Do contrário, outras peças se mexem e você perde o jogo.

      Pois bem. Costumo fazer uma analogia entre o pega varetas e manejo de medicação nos idosos. Assim como no jogo, precisamos ter muito cuidado ao iniciar ou suspender alguma medicação.Isso porque, frequentemente o idoso é portador de várias doenças ao mesmo tempo, ou seja, tem multimorbidades e faz uso de várias medicações, de uma polifarmácia. Isso aumenta a chance de efeitos colaterais por interação medicamentosa ou interação medicação-doenca. Ou seja, uma medicação iniciada para tratar determinada condição, pode descompensar/agravar uma outra doença.

      Assim, qualquer mudança que se faz na prescrição do idoso deve ser feita com muita cautela e atenção e de forma muito bem planejada, para não acabarmos, assim como no pega-vareta, desestabilizando outras peças e perdermos o jogo, que nesse caso em questão, é a saúde, o bem estar, e qualidade de vida do nosso paciente idoso.

Autor Daniel Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso Instagram

Mais Recentes

Mais Visitados ​

Mais Comentados

Contact Us