Paciente idosa chega com dosagem de testosterona no seu consultório, tem sentido pedir este exame?

Pontos Chaves

-Não há critério bioquímico atualmente para o diagnóstico de deficiência androgênica ou síndrome de deficiência androgênica

-Sintomas de deficiência androgênica não são bem caracterizados

-Os efeitos das reposição não contrlada de testosterona ans mulheres, no longo prazo, é desconhecido

Não é infreqüente a chegada de pacientes no consultório geriátrico com dosagens de testosterona ou com diagnóstico de insuficiência androgênica e em reposição de Testosterona ou DHEA.

O guideline prático da Sociedade de Endocrinologia Clínica Americana sugere não procurar triar ou diagnosticar deficiência androgênica na mulher idosa, devido a falta de uma síndrome clínica bem definida e de normatização de valor da concentração de testosterona, total ou livre,  baseado na idade cronológica.

Algums condições clínicas, entretanto, podem indicar a necessidade de dosagem hormonal como triagem de deficiência androgênica, tais como:

-Ooferectomia bilateral.

-Insuficiência adrenal primária.

-Hipopituitarismo, principalmente em mulheres com deficiência de ACTH(corticotropina) e deficiencia de gonadotropinas.

Outras condições que podem representar deficiência androgênica ou deficiência relativa androgênica:

Anorexia nervosa, uso de contraceptivos orais ou corticosteróides e infecção por HIV.

Consideração geriátrica

Dosar testosterona, livre e total, numa paciente idosa, faz sentido de maneira geral para aquelas que tenham sido submetidas a ooferectomia bilateral, nas suspetias de insuficiência pituitária primaria e nos casos de suspeita de hipopituitarismo.

Em casos bem selecionados, pode-se tentar um teste terapêutico com uso curto de testosterona em pacientes pós menopausadas(natural ou pós-ooferectomia) com diagnóstico de desordem do interesse sexual ou despertar sexual.  

Ref

1.https://www.uptodate.com/contents/overview-of-androgen-deficiency-and-therapy-in-women?search=testoesterone%20woamn&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso Instagram

Mais Recentes

Mais Visitados ​

Mais Comentados

Contact Us