Pontos chaves |
–A sarcopenia é caracterizada pela perda de massa muscular, força muscular e capacidade física devido ao envelhecimento. -Baixo nível sérico de testosterona tem sido associado à perda de massa e força muscular relacionada à idade. -O tratamento com testosterona ou outros esteróides anabolizantes tem sido investigado como uma contramedida à perda de massa muscular e perda de força muscular e função física associada ao envelhecimento. |
A utilização de testosterona, como repositor hormonal, ainda não demonstra eficácia comprovada líquida e certa na melhora da sarcopenia.
Na literatura médica mais atual, sobre o tema, até encontramos dados positivos de aumento da massa muscular, mas ao continuarmos a análise no tempo, e nos dados de ganho de força, ou seja, ao se analisar a melhora da força muscular efetiva( a força muscular, a capacidade de subir escadas destes indivíduos e o pico de VO2- parâmetros práticos de análise da força efetiva muscular) não detectamos ganhos expressivos, no máximo temos ganhos modestos e que desaparecem com o tempo.
A reposta então correta seria a de não usar, ainda, a testosterona com o intuito de ganho unicamente de massa muscular em pacientes idosos com sarcopenia, mesmo nos que tenham baixo nível de testosterona.
Ref.
Marcelo Rodrigues Dos Santos, Thomas W. Storer,Testosterone Treatment As a Function-Promoting Therapy in Sarcopenia Associated with Aging and Chronic Disease,Endocrinology and Metabolism Clinics of North America,Volume 51, Issue 1,2022,Pages 187-204