Cuidados paliativos na oncogeriatria

Cuidados Paliativos são definidos como a assistência oferecida aos indivíduos portadores de doenças sem perspectiva de cura, visando controle de sintomas e melhor qualidade de vida. Os idosos com câncer se beneficiam particularmente de Cuidados Paliativos, uma vez que são mais propensos a apresentar complicações com os tratamentos e apresentam outras morbidades que podem reduzir sua expectativa de vida.

A abordagem paliativa deve iniciar no mesmo momento que o tratamento oncológico, resultando em melhor controle de sintomas, além de melhor comunicação e alinhamento de expectativas. Idosos que são acompanhados por equipes de cuidados paliativos desde o início de seu tratamento apresentam melhor qualidade de vida, menos internamentos e maior sobrevida. Idosos frágeis, assim como aqueles com dependência funcional prévia, déficit cognitivo, transtorno psicológico grave e dificuldades sociais são mais propensos a se beneficiar dos cuidados paliativos exclusivos.

Atenção especial deve ser dada à adequada comunicação quanto ao diagnóstico e objetivos de tratamento. Deve-se evitar uma possível conspiração do silêncio, quando os familiares tentam impedir que o paciente tome conhecimento de sua condição de saúde, sob a justificativa de protegê-lo. Devemos lembrar que, uma vez que o idoso seja lúcido, sua autonomia tem de ser preservada, cabendo a ele participar das decisões junto ao médico.

O controle dos sintomas, especialmente da dor, também é desafiador nessa população. A diminuição da capacidade de expressar o que sente, quando há comprometimento cognitivo, assim como o medo de usar doses mais altas de algumas medicações, como os opióides, são barreiras comuns. Disfunções renais e hepáticas implicam em ajustes de doses de medicações, assim como idosos frágeis são mais propensos a intoxicações. No entanto, é preciso estar atento e saber identificar adequadamente os sintomas, visando uma abordagem precoce e adaptada à tolerância individual.

Maria Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso Instagram

Mais Recentes

Mais Visitados ​

Mais Comentados

Contact Us