Como otimizar o diagnóstico de ICC aguda no idoso com o Code-HF?

O diagnóstico de Insuficiência cardíaca(ICC) pode ser desafiador pois podemos nos deparar com sintomas inespecíficos principalmente no paciente idoso.
A maioria dos guidelines internacionais recomendam a dosagem de NT-proBNP para auxílio no diagnóstico de ICC aguda.
O uso de NT-proBNP não tm sido amplamente utilizado dado a preocuação da peformance deste marcador isolado em grupos específicos.
O uso da ferramenta CoDE-HF associando a dosagem de NT-proBNP com mais11 variáveis clínicas auxiliarão bastante o diagnóstico de ICC aguda em casos com sintomas mais atípicos facilitando o diagnóstico clínico de ICC aguda também em pacientes idosos.

Figura 1.Ferramenta CoDe-HF com as variáveis a serem analisadas.

Disponível em: https://decision-support.shinyapps.io/code-hf/

O diagnóstico mais preciso e rápido destes pacientes levam a menor mortalidade e menor tempo de internamento hospitalar.

A ferramenta é de uso prática e orienta quanto a necessidade de evolução para exames amis apurados como o ecocardiograma.

Referência

Lee K K, Doudesis D, Anwar M, Astengo F, Chenevier-Gobeaux C, Claessens Y et al. Development and validation of a decision support tool for the diagnosis of acute heart failure: systematic review, meta-analysis, and modelling study BMJ 2022; 377 :e068424 doi:10.1136/bmj-2021-068424

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso Instagram

Mais Recentes

Mais Visitados ​

Mais Comentados

Contact Us